HELEN QUINTANS
Diretora |  Roteirista | Diretora de arte | Diretora de Fotografia | Figurinista

Paulista de nascimento e nordestina por herança, Helen Quintans é multiartista e passeia por várias linguagens artísticas com desenvoltura. Seu trabalho como cineasta tem sido reconhecido e premiado em vários festivais pelo Brasil. 

Como diretora, realizou o documentário, “O Entalhe do Sertão – A Arte de J. Borges”, exibido na rede Sesc e no MIS São Paulo e o curta metragem “A Última Transmissão”, que fez sua estreia no Festival Visões Periféricas 2022.

Como diretora de fotografia e arte, recebeu o Prêmio Macaquinho Dourado do IV Festcine Pinhais de melhor direção de Fotografia pelo curta “O Livro da Salvação” e os prêmios de melhor fotografia pelo curta Antônia nos festivais Caruaru e Morce-Go Vermelho, além da menção honrosa no FESTCIMM. Recebeu também o prêmio da crítica  da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte no Curta Caicó 2020, pela direção de arte do curta Antônia”.

Helen também produz figurinos para cinema, circo e teatro, com destaque para os curtas “Eternidade” (2016) e “Boneca” (2019), e para os espetáculos “Sob o Mesmo Teto” (2021), da Cia. Gravitá, “Cabeleira Doida” (2020) e “As Gêmeas” (2019) da Cia. Paraladosanjos.

Atualmente, finaliza o filme "A Lenda dos Cavaleiros da Água", inspirado no cordel de mesmo nome do cordelista Samuel de Monteiro e produz o documentário "Os Frutos do Mandacaru", que investiga a continuidade das tradições nordestinas passadas de pai para filho.

Helen Quintans - Portfólio.pdf

Portfólio Geral

Portfólio Figurino - Helen Quintans.pdf

Portfólio Figurino